top of page

PSICOMOTRICIDADE EMPRESARIAL


A psicomotricidade inicialmente foi criada como uma ciência de reeducação, tendo como objetivo principal a terapia para diferentes patologias mentais e físicas. Logo após observou-se a importância desenvolvimentista envolvida em suas práticas, seus benefícios nos indivíduos mesmo sem a presença de alguma fragilidade ou deficiência. Entrando então no âmbito educacional.


Mesmo sendo uma abordagem antiga, a utilização do termo psicomotricidade ainda é muito recente, com seus atributos e práticas pouco conhecidas.


Existem diversas possibilidades de atuação dos psicomotricistas, as mais conhecidas sendo em educação, reeducação e terapia. As intervenções sendo realizadas em escolas, hospitais, clínicas e locais especializados de acordo com a necessidade.


Pouco se conhece em relação à amplitude de possibilidades ainda não populares e pouco praticadas, uma delas é a aplicação com pessoas em todas as faixas etárias, principalmente em organizações empresariais.


A organização, independente de seu ramo e porte, é um espaço essencialmente educativo, visto que os funcionários para exercerem bem suas funções precisam estar capacitados, qualificados e treinados.²


Entendeu-se então, que as escolas são âmbitos organizacionais e hoje esta metodologia vem sendo aplicada também em diferentes instituições empresariais, públicas e privadas, que buscam a melhoria das relações interpessoais entre seus colaboradores.¹


A psicomotricidade como já vista antes, atua no desenvolvimento e aprimoramento global do indivíduo, com a sua mente, corpo e afeto, e no mundo externo, com suas relações com o ambiente, com objetos e com o outro. Ela explora, integra e capacita cada indivíduo em todas as suas potencialidades, se conhecendo, conhecendo o mundo exterior e lidando da melhor maneira com a vida no seu aspecto geral.


Sabe-se que atrás de qualquer cargo ou função, há uma pessoa, um indivíduo em desenvolvimento e atuante em diversas situações com seu trabalho e com as pessoas ao redor. A vida profissional é desafiante e as relações interpessoais são determinantes para as realizações eficientes.


Com a psicomotricidade relacional, o método de apoio e de capacitação de profissionais se aprofunda e melhora constantemente a rotina organizacional, pois toma como foco o principal o ser humano.


Sem a inteligência emocional, auto conhecimento, motivação, afetividade e sociabilidade bem desenvolvidas, qualquer ação do indivíduo com o mundo externo fica instável, causando então, um déficit de rendimento.


O trabalho da Psicomotricidade Relacional nas empresas tem como objetivos:


· Desenvolvimento de qualidades pessoais tais como: autenticidade, coragem, autoconfiança, afetividade, disciplina, compromisso, tranquilidade, equilíbrio, poder entre outros;

· Aprimorar a comunicação entre a equipe;

· Propiciar a melhoria na relação entre a equipe profissional;

· Resgatar a motivação dos profissionais;

· Estimular a atitude proativa ;

· Potencializar a qualidade de vida no ambiente de trabalho.¹


QUER SABER MAIS?


Siga @retencaobr no Instagram e no Facebook, se registre no site e aprenda cada vez mais, sobre nós mesmos e sobre o mundo que somos.


Referências:


1- Daniele Moro e Luci Ane Rosa, 2011. PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL NAS EMPRESAS. O espaço Vivência- Centro de Atendimento em Psicomotricidade Relacional realiza atividades com instituições de ensino e empresariais.


2- Daniele Ribas Précoma Moro et al, 2014. A AÇÃO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO SUPERIOR: PSICOMOTRICIDADE E PEDAGOGIA EMPRESARIAL – DA TEORIA À PRÁTICA. Conhecimento Interativo, São José dos Pinhais, PR, v. 8, n. 2, p. 156-165.

 
 
 

Comments


bottom of page