top of page

TDAH E PSICOMOTRICIDADE

Atualizado: 3 de mar. de 2020


O TDAH é o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade, diagnosticado em crianças, adolescentes e em adultos, algumas das principais e mais populares características são: falta de atenção, distração, descumprimento de regras, impulsividade, excesso de movimentação, dificuldade de aprendizado etc.


Crianças portadoras de TDAH apresentam comportamento específico em lugares distintos principalmente em sala de aula onde elas passam a maior parte do tempo e a sala de aula é o espaço que requer muito a atenção do aluno. Elas possuem características que, de certo modo as diferenciam, são rotuladas na escola como aquelas que “vivem no mundo da lua”, “sonham acordados” ou “dificultam o trabalho em sala de aula”, pelo fato de apresentarem dificuldades em manter a atenção, em seguir regras, em comportar-se com disciplina em sala de aula, em se relacionar com o grupo, enfim por apresentar comportamentos hiperativos. Como consequência sofrem problemas na aprendizagem pela dificuldade encontrada com a falta de atenção ou dispersão constante.²


É de extrema importância o conhecimento de que o TDAH, apesar de não ter cura, pode ser amenizado através de todo um apoio familiar, médico, escolar e psicomotor. Ele afeta o desenvolvimento psicomotor da criança: EQUILÍBRIO, NOÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL e ESQUEMA CORPORAL.


Com o intuito de ajudar as crianças em seus comportamentos hiperativos e falta de atenção em suas organizações psicomotoras, alguns estudos mostram que atividades motoras são instrumentos básicos, sabe-se que elas atuam diretamente na organização das emoções, percepções e nas cognições.²


A Psicomotricidade trabalha exatamente com o que o individuo com TDAH necessita. Utilizamos tanto de atividades motoras para um melhor reconhecimento e noção do seu esquema corporal, como conseqüentemente do equilíbrio e localização no tempo-espaço e, também atividades para desenvolver habilidades sociais emocionais, perceptivas e de inteligências múltiplas.


As atividades realizadas no período de aprendizagem na escola e na fase adulta auxiliam o indivíduo para que com mais facilidade, encarem os desafios comuns da vida diária.


QUER SABER MAIS?

Logo abaixo está os subtipos de TDAH, e para mais conteúdos, dicas de atividades e possibilidades psicomotoras para a aprendizagem e a vida como um todo, se registre no site e siga a página no Facebook e Instagram.


SUBTIPOS DE TDAH:


Segundo Goldstein (1994), foram classificados quatro subtipos de TDAH: O tipo desatento, hiperativo impulsivo, tipo combinado e um tipo não específico.


O tipo desatento evita tarefas que exigem um esforço mental prolongado; parece não ouvir; esquecimento nas atividades diárias; não enxerga detalhes ou faz erros por falta de cuidado; distrai-se com facilidade; dificuldade na organização.


Já no tipo hiperativo impulsivo pode-se observar inquietação; fala excessivamente; responde a perguntas antes mesmo de elas serem formuladas; dificuldade em esperar sua vez.


O tipo combinado é caracterizado pela pessoa que apresenta os dois conjuntos de critérios do tipo desatento e hiperativo/impulsivo.


O tipo não específico apresenta algumas características, mas insuficiente de sintomas para chegar a um diagnóstico completo. Esses sintomas, no entanto, desequilibram a vida diária.


Referências:


BARDY, L.R. et al,2007, A CORRELAÇÃO ENTRE O TDAH E A PSICOMOTRICIDADE - ISBN 978-85-99643-11-2¹


PSICOMOTRICIDADE PARA PORTADORES DE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. Flavia Tais Silva Oliveira Camargo, Maria Rita Bruel.

Saúde Meio Ambient. v. 1, n. 2, dez. 2012²


Há relação entre desenvolvimento psicomotor e dificuldade de aprendizagem? Estudo comparativo de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, dificuldade escolar e transtorno de aprendizagem.

Mariana Coelho CarvalhoI; Sylvia Maria CiascaII; Sônia das Dores RodriguesII

Rev. psicopedag. vol.32 no.99 São Paulo 2015.

 
 
 

コメント


bottom of page